Congregação Adonai Shamah: A VOZ DA VERDADE!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FILHOS E DISCÍPULOS DE ABRAÃO

FILHOS E DISCÍPULOS DE ABRAÃO

    Podemos ter uma noção melhor sobre a ênfase que Hillel coloca em ser discípulos de Arão, a partir do conceito rabínico intimamente relacionado, de ser "discípulos de Abraão". Assim como os sacerdotes, os filhos de Arão não devem ser arrogantes e devem imitar Arão, assim, todos os judeus que são "filhos e filhas de Abraão", não devem ser soberbamente orgulhosos de sua honrada linhagem ancestral, confiando nela para obter aprovação diante dos olhos de D'us; ao contrário, eles devem imitar as qualidades de Abraão e ser não apenas seus filhos, mas seus discípulos.


AS CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO FILHO DE ABRAÃO
 Os rabinos ensinam: "Qualquer pessoa que tenha estes três atributos é um discípulo de nosso pai Abraão... um bom olho (julgando os outros favoravelmente), uma mente humilde, e um espírito modesto..." Em outro lugar, eles ensinam de modo semelhante: "Três traços caracterizam a nação judaica: Eles são misericordiosos, têm um senso de vergonha, e realizam atos de bondade amorosa.... e um gentio que tenha estes três traços é digno de se juntar a eles e ser parte de sua nação; mas aquele que não possui estes traços, não é digno de se juntar a eles." Novamente no Talmud: "Quando alguém (um judeu) tem misericórdia das criaturas de D'us, nós podemos estar certos de que ele é descendente de nosso pai Abraão."

A IDENTIDADE DE UM VERDADEIRO JUDEU
Bondade, gentileza e modéstia são parte do caráter nacional judaico e herança cultural. Como os rabinos frequentemente dizem, os judeus são filhos misericordiosos de pais misericordiosos. Mas, novamente, aqui há uma "reversão" implícita: A ascendência de um judeu sem estas qualidades é suspeita; porém, um gentio que as possui é digno de se tornar um judeu.

FILHOS QUE IMITAM AS OBRAS DE SEUS PAIS
    Os judeus não devem basear seu orgulho em ser "filhos de Abraão, Isaque e Jacó." Mas o orgulho em seus santos ancestrais deveria inspirá-los a imitar seus feitos. Como um antigo texto rabínico coloca: "Um judeu deveria sempre falar para si próprio: 'Quando é que minhas obras se compararão às dos meus pais Abraão, Isaque e Jacó?' ". Uma perspectiva semelhante é encontrada num segundo provérbio nesse texto, no qual o profeta Elias exclama: "Eu chamo os céus e a terra como testemunhas, quer seja um judeu ou gentio, homem ou mulher, servo ou serva, tudo está apenas de acordo com os atos de uma pessoa e de acordo com as suas obras, desta mesma forma Espírito do Santo repousa sobre ele." Não há limites fixos e nem intransponíveis para a realização espiritual; quanto mais dignas forem as obras de uma pessoa, mais o Espírito do Santo repousa sobre ele.

O QUE SIGNIFICA SER UM DISCÍPULO DE ABRAÃO?
    Ambos os conceitos de "os discípulos de Arão" e de "os discípulos de Abraão" estão relacionados, e surgiram do mesmo movimento entre os rabinos - um movimento do qual Hillel era um líder. Entretanto, essa corrente de tradição - que falou sobre "discípulos" de Arão e Abraão - não apenas exigiu verdadeira espiritualidade dos judeus e os encorajou a realmente cumprir sua missão como filhos de Abraão, mas também demonstrou receptividade e abertura aos gentios que procuravam unir-se a eles.
    De acordo com o ponto de vista Hillelita, o valor de sua "linhagem" para os judeus,  de ser "filhos de Abraão", é que este os ajuda a se tornar "discípulos de Abraão". As obras são importantes, e não o mero nascimento (linhagem sanguínea). Judeus que não tenham nenhum traço de compaixão e humildade que Abraão tinha, só possuem um falso orgulho de sua ascendência, e gentios que buscam a retidão são dignos de louvor e acolhidos com os braços abertos.

Rab. YITZHAK BUXBAUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário